Já fez sua negentropia de hoje?

Os escoteiros seguem leis virtuosas de se dedicar ao bem.

Não apenas eles, mas diversas organizações sociais adotam lemas e mantras como o de se perguntar: “Já fez sua boa ação de hoje?”

Pois bem, uma boa prática para garantia da manutenção patrimonial e até pessoal é perguntar-se (e garantir uma reposta positiva!): “Já fez sua negentropia de hoje?”

Para entender o termo é necessário, antes, conhecer o termo do qual se origina: ENTROPIA.

Em termos bem gerais e facilmente compreensível, a entropia é uma medida originalmente utilizada pela termodinâmica para verificar a perda de energia (ou desordem de partículas) ocorrida por transferência ou transformação em um sistema físico. Em síntese: o gelo não se conserva em elevada temperatura ambiente, assim como o café vai aos poucos esfriando na xícara.

Em administração, Bertalanffy desenvolveu a Teoria Geral dos Sistemas que preconiza que, em sistemas abertos, haverá sempre uma perda de energia, uma tendência à desorganização que precisa de constante controle para manter o processo dentro do padrão.

Em nosso dia a dia podemos observar esta tendência em tudo à nossa volta.

Em nossa casa, é uma lâmpada que queima, um interruptor que falha, a erva daninha que cresce no jardim, a pintura da parede que desbota ou mancha…

Na empresa, é uma regra de segurança que passa a ser esquecida, uma máquina que trava…

Até nosso corpo apresenta perda de energia que vi acontecendo lentamente, no dia a dia, mas muitas vezes só notamos quando a pane se instala de forma irreversível.

A negentropia, então, é um termo usado para significar a reversão do processo entrópico natural. É um processo contínuo de permanente controle e ajustes para evitar a tendência de desajustes e caos que ameaça qualquer sistema.

Praticar negentropia é diariamente significa, desde tirar a poeira dos móveis até lubrificar preventivamente as máquinas, passando pelos cuidados com o corpo. É a promoção de treinamentos para relembrar procedimentos. É retirar o matinho que cresce no vaso de plantas e restaurar a pintura tão logo surja a mancha.

O processo entrópico é lento, paulatino, constante e natural. Ele não precisa ser acionado. A natureza das coisas cuida disso.

Fazer uma negentropia por dia, significa acompanhar par e passo a manutenção dos padrões e do patrimônio.

Reserve uma hora do dia para reparar alguma coisa que começa a entrar em desordem ou, melhor ainda, para garantir preventivamente a funcionalidade. Transforme isso em uma prática, um hábito, um compromisso.

Então? Já fez sua negentropia de hoje?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *